Projecto

LOCALIZAÇÃO

A Alta de Lisboa possui acesso direto à segunda circular e ao eixo norte-sul tornando-a, assim, num ponto estratégico da cidade com acesso rápido a quase todas as zonas da metrópole, com três grandes portas de entrada ao território: a ligação à 2ª circular, o Eixo Central e à Avenida Santos e Castro, via rápida que ladeia o território a nascente, criando uma malha viária que permite a ligação ao território por diversas entradas, ao mesmo tempo que o circunda o tráfego de atravessamento indesejável. Beneficia, ainda, de uma rede viária de mais de 25 km, alternada com circuitos pedestres, 70 hectares de zonas verdes e ciclovias longe da poluição do centro da cidade.
  
A rede de transportes públicos facilita a vida a todos os seus habitantes com carreiras frequentes e outros transportes públicos. A Alta de Lisboa é servida actualmente por três Estações de Metro da Linha Amarela (Quinta das Conchas, Lumiar e Ameixoeira). As ciclovias e as extensas zonas pedonais valorizam o melhor que a cidade oferece, de forma não poluente.

LOTEAMENTO

A Alta de Lisboa é constituída por 300 hectares (3 km2) de terreno com mais de 33 malhas e fica situada entre dois pontos determinantes na cidade de Lisboa - a Cidade Universitária e o aeroporto internacional Humberto Delgado. 

A sua qualidade arquitetónica é capaz de dignificar a cidade por muitas e longas gerações quer a nível de espaços com qualidade urbana, mas também de habitabilidade e sustentabilidade. Inserida numa metrópole cuja visão dinâmica assenta num futuro promissor, a Alta de Lisboa constrói novos caminhos, consciente de que quem faz a cidade são os seus habitantes.

ARQUITECTURA E URBANISMO

A alta de Lisboa não esqueceu a importância do “pulmão na cidade” e possui uma forte vertente na dinâmica entre a estrutura arquitectónica e a natureza.

Sem dúvida que os edifícios do futuro se querem sustentáveis. A gestão de recursos, de resíduos e o impacto ambiental ao longo do ciclo da sua vida são parâmetros essenciais para alcançar esse objectivo. Os sistemas de certificação surgem em resposta a um mercado para o qual a sustentabilidade é, cada vez mais, um requisito indispensável.

Por isso, a SGAL promove a redução da energia e o consumo de água nos locais públicos e privados, a reciclagem e o uso de recursos naturais, tais como a água da chuva, eólicos e solares.
A sustentabilidade das nossas cidades e edifícios é hoje um vector de progresso e é nesta lógica e oportunidade que os sistemas de certificação de edifícios fazem parte de uma nova equação ambiental. Mitigar o impacto da construção, dos materiais e dos equipamentos e sistemas em funcionamento com o foco no aproveitamento dos recursos e poupanças energéticas é um desafio que queremos cumprir.

EQUIPAMENTOS

O ambiente em que vivemos ou trabalhamos influencia o nosso humor, a nossa motivação, os hábitos e até a produtividade. Morar num lugar agradável, em contacto com a natureza, com espaços para a prática do desporto, traz benefícios enormes não só ao bem-estar como à qualidade de vida.

A Alta de Lisboa pensou em cada detalhe para que a sua qualidade de vida fosse a primeira opção nas decisões de integração urbanística.

Equipamentos de Ensino * Construído Previsto Total
Cresce e Jardim de Infância 6 4 10
Pré-escolar e EB 1º Ciclo 4 3 7
Escola Básica 1º, 2º e 3º Ciclo 6 3 9
Escola Secundária 4 2 6
20 12 32

 

Equipamentos de Saúde Construído Previsto Total
Centro de Saúde 1 2 3
Centro de Hemodiálise 1 1
Centro de Cuidados Continuados 1 1
2 3 5

 

Equipamentos de Desporto Construído Previsto Total
Piscinas Cobertas 2 2
Pavilhões Polidesportivos ** 3 4 7
Pequenos Campos de Jogos 5 2 7
Grandes Campos de Jogos 4 4
2 Campos de Futebol – Complexo Desportivo
Pista de Atletismo Moniz Pereira
Desporto Informal na Quinta das Conchas
12 8 20

 

Equipamentos de Acção Social e Cultural Construído Previsto Total
Actividades de Tempos Livres ** 3 3
Centro de Dia 3 6 9
LAR 1 6 7
Biblioteca 1 1 2
Centros de Formação 3 3
Centro de Interpretação – PAAL 1 1
Parque Lúdico e Infantil 1 1
Centro Cultural 2 2
Ateliers de Arte 2 2
Armazém 1 1
9 22 31

 

Equipamentos de Recreio Construído Previsto Total
Parques Infantis e Juvenis 15 9 2
15 9 24

 

Equipamentos de Prevenção e Segurança Construído Previsto Total
Forte da Ameixoeira 1 1
Serv. Centrais Policia de Trânsito e Esquadra 1 1
Esquadra de Policia de Segurança Pública 1 1
Bombeiros Voluntários de Lisboa 1 1
Batalhão de Sapadores de Bombeiros 1 1
3 2 5

 

Equipamentos Religiosos Construído Previsto Total
Igreja Matriz da Charneca 1 1
Centro Paroquial 1 2 3
2 2 4

 

Outros Equipamentos Construído Previsto Total
Serviço Jesuíta aos Refugiados 1 1
Mercado Retalhista 1 3 4
Central Telefónica 1 1
Casa de Ferramentas / Posto de Limpeza 3 2 5
Edificio de Apoio ao Parque Oeste / Vale Grande 1 1
Subestação Eléctrica 1 1
7 6 13
* Inclui o Colégio São João de Brito, Colégio São Tomás e Colégio de Santa Doroteia
** O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário integra um Pavilhão Polidesportivo, ATL e Jardim de Infância.

INFRAESTRUTURAS

São inúmeras as infraestruturas criadas de raiz na Alta de Lisboa, como por exemplo o Eixo Central, a 3ª grande Avenida da cidade.

Na génese do projecto da Alta de Lisboa encontra-se também a dotação do território de um conjunto alargado de infraestruturas, das quais se encontram em curso.

Eixo Central  - Troço Porta Sul ( ligação à Segunda Circular) / Av. Nuno Kruz Abecassis
Porta Sul - 1ª Fase
Avenida Santos e Castro - Ligação Porta Sul à Porta Norte
Conclusão da Av. David Mourão Ferreira ao Eixo Central