Novo Parque Oeste

O novo Parque Oeste na Alta de Lisboa foi inaugurado no passado sábado dia 29 de Julho numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, e do vereador do Ambiente e dos Espaços Verdes, António Praia.
O novo parque urbano agora aberto ao público é o resultado de uma intervenção profunda de requalificação sobre um espaço que estava subaproveitado. Nesta primeira fase do projecto camarário, concluída em Abril deste ano, foi já reabilitada uma área de 7,4 hectares.Considerado pela Câmara Municipal de Lisboa como detentor de um imenso valor ecológico, este espaço verde tem uma localização privilegiada, numa zona de vale, funcionando numa perspectiva de retenção das águas pluviais, posteriormente reaproveitadas na alimentação dos lagos, na rega do relvado e na manutenção sustentável de toda a vegetação existente no parque. “Uma das prioridades deste executivo é a utilização racional da água e o novo parque é um exemplo de aposta na conservação sustentável” adiantou o vereador António Prôa, acrescentando que o objectivo é dotar a população (em crescimento) da Alta do Lumiar de espaços verdes e desportivos.

A manutenção do parque está desde o início do mês a cargo da autarquia, estando planeadas mais duas fases de requalificação, cuja conclusão se prevê para 2008.